segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Inauguração da Biblioteca Municipal




Um presente para educação tenorense

Sábado, 14 de agosto de 2010, dia em que comemoramos 58 anos de Fundação da nossa cidade, foi oferecida a população tenorense uma programação variada, desde expressão de patriotismo até cultura e religiosa. Dessa, destacamos a Biblioteca Municipal Professora Maria do Socorro Rangel, aquisitada pela Prefeitura Municipal de Tenório, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos.
Na solenidade de inauguração fizeram-se presentes políticos, secretários, alunos, professores e a comunidade. Antes de adentrarmos no local para conhecermos o acervo e a placa; o vice-prefeito Adilson Conserva, o secretário de educação Vanildo Batista Gomes e o assessor do prefeito, Daniel Fontes proferiram discursos agradecendo a Deus pela concretização de algo tão eficaz para a formação dos nossos estudantes e da comunidade leitora, que mesmo estando fora de sala de aula, gosta de ler e contará com esse local para adquirir livros dos mais variados gêneros e assuntos.
No interior do prédio, o professor Renilson Nóbrega Gomes reconheceu o interesse e os procedimentos efetuados pelo secretário e pela prefeitura, através do prefeito Denilton Guedes Alves em prol da aquisição da biblioteca. Destacou ainda a relevância desse local, visto que a criança, o adolescente e o jovem da atualidade não ver muito o livro e esse local como algo que faz parte da sua agenda e freqüenta. É preciso, destacou o educador, que dividamos o nosso tempo e variemos os espaços que freqüentamos, uma vez que o computador e a internet são instrumentos modernos e envolventes; porém não favorecem com plenitude a formação do ser em formação. Como conseqüência dessa autonomia, observa-se em sala de aula trabalhos solicitados pelos professores como uma cópia fiel do que o estudante baixou da internet.
Concluindo, o professor alegrou-se com a presença do seu aluno Victor Souza do 1º ano do Ensino Médio que lhe mostrou assim que adentrou na biblioteca, o livro Utopia de Thomas Morus que fora trabalhado em sala de aula na disciplina de Sociologia. E finalizou dizendo que a Biblioteca é mais que um presente, é uma motivação para que o jovem desenvolva eticamente e com sucessos a partir das páginas dos livros, por meio do brilhante ato de ler que precisa ser ativado cotidianamente. Ler é uma ação inteligente e por que não dizer de suma importância para a nossa intelectualidade, mas vital também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Folha.com - Ciência - Principal

Minha lista de blogs